Fomentar a mão de obra equestre em Mato Grosso e trazer grandes profissionais de diversas áreas para qualificação na atividade. Este é um dos objetivos da 11ª Semana do Cavalo que enxerga a equinocultura como uma atividade que cresce a passos largos no estado.
Segundo Marcos Póvoas, organizador do evento e sócio-proprietário do Haras Twin Brothers, o objetivo é agregar a atividade de forma técnica, prática e social. Ele ainda comenta que dessa maneira, é possível estender a mão para criadores, estudantes e demais profissionais do agronegócio, dividindo uma gama de conhecimentos.
"Neste ano estamos trazendo a Cláudia Motta, uma das grandes profissionais da área de equoterapia ligada ao autismo. E isso contribui para a capacitação da nossa equipe, como também a nossa parceria com o Senar-MT, além de abrir vagas para o público geral. E neste ano, teremos a nossa abertura tradicional estilo rodeio, na pista", explica.
Pela primeira vez, o evento traz a modalidade cutiano que tem raízes nas atividades diárias dos tropeiros e vaqueiros do país.
O esporte competitivo é um rodeio em cima de cavalos. Denominado "Circuito Raízes", Carlos Eduardo Póvoas (Caê), organizador do evento e sócio-proprietário do Haras Twin Brothers, explica que esta é uma nova parceria entre a Seleção Brasileira de Cutiano (SBC).
O valor do prêmio para o campeão da modalidade é o maior do Brasil, chegando a R$ 60 mil reais.
"Virão os melhores montadores de cutiano do Brasil e é uma tropa muito bem selecionada. É um rodeio bastante raiz de montaria, com uma peãozada que vai fazer um espetáculo à parte", frisa.
Para este ano a expectativa de público chega a mais de 120 mil pessoas, superando a edição anterior. A semana é organizada pelo Centro de Equitação Haras Twin Brothers e se tornou o 4º maior evento equestre do Brasil e o maior evento do segmento do Centro-Oeste.
Fonte: Canal Rural MT