AGROFRATER

Área de algodão deve puxar produção 23/24 para cima

Apesar do incremento na variação mensal, a produtividade estimada de algodão apresenta queda de 6,44% ao registrado na safra 2022/23

Por Kariane Guerra em 07/05/2024 às 16:08:43

Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

A produção de algodão em caroço dever√° ser 9,32% superior em Mato Grosso nesta safra 2023/24 ante a passada. A perspectiva positiva para a fibra é decorrente ao aumento de 16,84% da √°rea, uma vez que em relação a produtividade as previsões apontam para um decréscimo de 6,44%.

A estimativa de √°rea plantada de algodão para a safra 2023/24 em Mato Grosso foi mantida pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecu√°ria (Imea) em 1,405 milhão de hectares, conforme aponta o relatório divulgado nesta segunda-feira (6).

O aumento de √°rea é resultado do cen√°rio de menor rentabilidade do milho em relação ao algodão, bem como a redução nos custos observados na cotonicultura, que possibilitaram tal dedicação de estrutura a mais para a cultura.



Tal fator, salienta o Instituto, dever√° ser o principal contribuinte para o resultado final da produção. Apesar do indicador de produtividade apontar na variação mensal um incremento de 2,41%, elevando para 291,10 arrobas por hectare a projeção de rendimento, ao se comparar com a safra 2022/23 a mesma ainda é 6,44% inferior.

O avanço na variação mensal, salienta o Imea, é pautado pelo bom desenvolvimento das lavouras até o momento, em especial diante ao bom volume de chuvas observado no início do ciclo.

Contudo, os números relacionados ao rendimento podem sofrer alterações para baixo, uma vez que "foram relatados alguns casos de podridão no baixeiro da planta, bem como alguns casos de mancha-alvo nas lavouras, o que pode impedir maiores rendimentos produtivos no algodoeiro. Portanto, além dessas questões, a incid√™ncia de chuvas nas próximas semanas pode afetar as últimas etapas do desenvolvimento das lavouras de algodão no estado".

O Imea pontua ainda que "considerando o reajuste na produtividade, para a safra 2023/24, a produção de algodão em caroço ficou projetada em 6,14 milhões de toneladas, 2,41% superior à última estimativa e 9,32% superior à safra 2022/23. No que tange à produção de pluma, esta ficou estimada em 2,55 milhões de toneladas".

Fonte: Canal Rural MT

Comunicar erro
WHATSAPP
stine

Coment√°rios