"Eles colocam questões, restrições da comunidade europeia, mas o Brasil tem que ser soberano na sua legislação". A colocação é do vice-presidente Norte da Aprosoja-MT, Ilson Redivo, quanto a moratória da soja em Mato Grosso e outros estados que compõe o bioma amazônico. O assunto foi debatido durante reunião entre representantes do agro, indústria e poder legislativo no dia 10 de maio, em Cuiabá.
A reunião teve como objetivo buscar a revisão do acordo e colocar em prática novas medidas alinhadas com a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. O encontro foi idealizado pela deputada federal de Mato Grosso, Coronel Fernanda (PL-MT), dando sequência às discussões iniciadas em uma audiência pública no final de abril em Brasília (DF).
"O agro brasileiro não pode ser prejudicado por questões alheias à nossa vontade. A Europa tem as regras dela para os produtores dela e não para os produtores de Mato Grosso, os produtores brasileiros. A gente precisa achar um meio termo para que o nosso direito seja respeitado", pontuou a parlamentar em entrevista ao programa Conexão FPA-MT, desta quarta-feira (15).