AGROFRATER

Em Jaciara o clima adverso reduz expectativa de renda na segunda safra

Produtores de Jaciara chegam a estimar perdas de 15% na produtividade do milho e queda de até 70 arrobas de pluma por hectare

Por Kariane Guerra em 16/05/2024 às 17:28:00

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Produtores em Jaciara estimam perdas de produtividade entre 10% e 15% no milho, além de uma redução de até 70 arrobas de pluma por hectare no algodão nesta segunda safra. O clima, segundo eles, mais uma vez é o motivador, uma vez que em março houve excesso de chuvas e em abril a estiagem voltou a rondar as lavouras do estado.

Entre março e o início de abril algumas propriedades do município, localizado na região sudeste de Mato Grosso, chegaram a registrar entre 300 e 400 milímetros acumulados. Situação está que chegou a impedir a entrada das máquinas nas lavouras para o manejo das culturas, como foi o caso do produtor Rogério Berwanger.

Conforme Rogério, que nesta segunda safra semeou 1,3 mil hectares de milho, o cereal vinha se desenvolvendo bem até a primeira quinzena de março. Contudo, a "chuvarada agressiva", somada aos dias nublados, o impediram de entrar na lavoura tanto via terrestre quanto área para realizar as aplicações.

Fonte: Canal Rural MT

Comunicar erro
WHATSAPP
stine

Comentários