AGROFRATER

Mato Grosso prorroga prazo para vacinação contra brucelose até 31 de julho

Prazo encerraria no dia 30 de junho; portaria foi publicada nesta terça-feira (25) pelo Indea-MT

Por Kariane Guerra em 25/06/2024 às 16:56:04

Vacinação envolve bezerras bovinas e bubalinas, entre três a oito meses de idade - Foto por: Indea

A campanha estadual de vacinação contra a brucelose que se encerraria no dia 30 de junho em Mato Grosso foi prorrogada para até o dia 31 de julho, conforme a portaria n¬ļ 176/2024, divulgada nesta terça-feira (25.06) no Di√°rio Oficial pelo Instituto de Defesa Agropecu√°ria de Mato Grosso (Indea-MT).



O prolongamento da data se deve a um déficit de aproximadamente 249 mil doses de vacinas no Estado para essa primeira etapa da campanha, que envolve bezerras bovinas e bubalinas, entre tr√™s e oito meses de idade. O desabastecimento do imunizante é nacional, conforme ofício circular enviado pelo Ministério do Abastecimento e Pecu√°ria (Mapa), aos Estados, na qual relata que existe a falta da vacina. A previsão do Mapa é que o problema seja resolvido no segundo semestre.

Pelos balanços realizados pelo Indea, um quantitativo aproximado de 30 mil estabelecimentos rurais ainda não haviam adquirido até a primeira quinzena deste m√™s vacinas contra a brucelose, algo em torno de 44% das propriedades com a atividade pecu√°ria.



Nos anos de 2011 e 2023, Mato Grosso j√° havia enfrentado um desabastecimento de vacinas contra a doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. E nas duas situações, o problema foi resolvido com a prorrogação da etapa.

Além do prazo de aquisição e aplicação da vacina, a data para que os médicos veterin√°rios emitam atestado de vacinação contra a brucelose ao Indea foi estipulado para até 02 de agosto.

Fonte: Canal Rural MT

Comunicar erro
WHATSAPP

Coment√°rios