AGROFRATER

Projeto de melhoramento genético da Seaf é reconhecido em Prêmio de Eficiência e Inovação

Iniciativa que faz parte do Programa MT Produtivo Leite melhora a produtividade e a renda dos produtores familiares

Por Kariane Guerra em 17/04/2024 às 15:49:38

Equipe composta pelos servidores Jurandyr José Pinto, Ângela Kohl, Luciano Gomes Ferreira e Eduardo Silva Dantas foi premiada - Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

A segunda etapa do projeto de melhoramento genético da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf) foi um dos destaques na 1ª edição do Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, promovido pelo Governo do Estado para reconhecer as iniciativas mais inovadoras e eficientes no serviço público.

Entre 470 projetos inscritos, o de melhoramento genético apresentado pela equipe composta pelos servidores Jurandyr José Pinto, Ângela Kohl, Luciano Gomes Ferreira e Eduardo Silva Dantas foi selecionado entre os 10 melhores. Nesta segunda-feira (15.04), a iniciativa ficou em 6ª colocação na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, pelos benefícios trazidos aos produtores familiares de leite a partir do aprimoramento da qualidade genética dos rebanhos e, consequentemente, da produtividade.

Os integrantes da equipe ganharam passagens aéreas internacionais, com direito a acompanhante, para qualquer lugar da América do Sul, além de R$ 80 mil em dinheiro.

A segunda etapa do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro de Mato Grosso através de Transferência de Embriões, que compreende o período de meados de 2021 a 2023, e foi inscrita no Prêmio de Inovação e Eficiência, realizado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), atingiu mais de 380 produtores.

"Esse trabalho traz um impacto positivo tanto na economia local quanto na qualidade de vida dos agricultores familiares. Ter esse reconhecimento por esse trabalho é muito importante para a nossa equipe", afirmou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

A médica veterinária Angela Kohl afirmou que, com este projeto, os produtores de leite da agricultura familiar do Estado estão tendo a oportunidade de acessar uma tecnologia de ponta, que, sem o Estado, não conseguiriam. "Essa iniciativa melhora a qualidade de vida dos produtores porque o uso de transferência de embriões irá proporcionar um aumento da produção de leite e produtividade do rebanho leiteiro e, com isso, aumentar a renda do produtor", afirmou ngela.

Jurandyr Pinto, que atua como assessor técnico, enfatizou que o aumento da produção de leite irá contribuir também com a geração de emprego no setor de laticínios.

"Com o aumento da produção de leite, em razão do projeto, teremos uma diminuição da ociosidade das indústrias lácteas e, com isso, gerar mais empregos, aumento da arrecadação do Estado e crescimento da renda do produtor, fixando as famílias no campo", avaliou.

O projeto traz resultados práticos para os produtores familiares de leite, conforme Luciano Gomes Ferreira, que é agrônomo e superintendente de Agricultura Familiar da Seaf. Ele citou que a produtividade média em Mato Grosso é de 4,47 litros de leite diários por vaca e, com esse projeto, pode chegar até 25 litros.

"As bezerras que irão nascer frutos desse trabalho de melhoramento genético, quando se tornarem novilhas e reproduzirem, irão triplicar a produção nas propriedades familiares. Vários Estados, como São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, querem conhecer o projeto para implantar nos seus Estados. É primeira vez que a tecnologia de transferência de embriões é disponibilizada em larga escala para agricultura familiar. Esse projeto traz resultados práticos e foi muito importante para nós receber esse reconhecimento", frisou.

Durante o evento desta segunda-feira, foram premiadas dez práticas em cada uma das três categorias: "Transformação Digital", "Redução de Custos/Melhoria da Receita" e "Satisfação do Cidadão ou do Servidor". O reconhecimento das práticas exemplifica a inovação e a eficiência dentro do setor público, incentivando outras instituições a adotar abordagens semelhantes.

Autoridades estaduais e participantes do evento ressaltaram a importância deste prêmio como uma forma de reconhecer e estimular a continuidade de projetos que trazem melhorias significativas para o setor público de Mato Grosso e que têm potencial para serem implementados em outros estados.

Fonte: SEAF

Comunicar erro
WHATSAPP
stine

Comentários