AGROFRATER

Fungicida se destaca no controle de pragas da cultura do tomate

Um fungicida multicultura se destaca em programas de manejo da pinta-preta, doença do tomate

Por Redação Play MT em 25/09/2023 às 15:46:28

Um fungicida multicultura se destaca em programas de manejo da pinta-preta, doença do tomate. A praga figura entre as potencialmente mais severas da cultura e leva a perdas da ordem de 80% a uma lavoura, segundo especialistas.

    Parte de um programa consistente da Sipcam Nichino para controle de pragas, doenças e invasoras do tomateiro, o fungicida Vitene®, conforme assinala a companhia, tem se destacado entre ferramentas efetivas nas estratégias de manejo da pinta-preta (Alternaria solani). A doença, dizem especialistas, considerada uma das potencialmente mais severas do tomate, provoca múltiplos problemas na gestão de lavouras. "Perdas podem chegar a 80% dos cultivos", diz Vítor Cabral Araújo, engenheiro agrônomo da empresa.



    De acordo com ele, que atua na área de desenvolvimento de mercado, Vitene® chegou ao mercado há cerca de dois anos e tem sido utilizado com sucesso em cerca de 24 cultivos. Para controlar com eficácia à pinta-preta, assinala ele, a solução deve ser aplicada preventivamente. "Ao seguir essa recomendação de uso, o fungicida de ação sistêmica se desloca rapidamente nas plantas (ação translaminar), tem boa penetração e distribuição. Sua alta seletividade não causa fitotoxicidade ao tomateiro", resume.

    "Como a pinta-preta é uma doença de alta incidência, e alvo de múltiplas aplicações de fungicidas ao longo do ano, Vitene® exerce função estratégica no manejo de resistência a ingredientes químicos em linha no país, pois auxilia na preservação dessas tecnologias, frente à ausência de novas moléculas químicas em face à complexa doença", continua Cabral Araújo.

    Ele ressalta que a gestão eficaz do tomateiro ante a pinta-preta passa pelo monitoramento contínuo de lavouras. "A doença se manifesta por lesões foliares bem-definidas. No caule do tomate, por exemplo, resulta no surgimento de cancros nas plântulas. Esta ocorrência leva a perdas na produtividade e deprecia o valor comercial de frutos no mercado, quando não ocorre a perda total destes."



    Ainda de acordo com Vitor Cabral Araújo, a Sipcam Nichino entrega ao produtor um "programa completo" visando o manejo fitossanitário correto do tomateiro. "Ancorada em um amplo portfólio, essa estratégia abrange práticas de monitoramento e controle das principais pragas e doenças, além da bioestimulação de lavouras desde o plantio até a colheita", ele finaliza.

    Conforme a Sipcam Nichino, Vitene® constitui um produto multicultura e está registrado ainda para os cultivos de algodão, amendoim, arroz, aveia, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, feijão, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, milho, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo.


    Fonte: souagro

    Comunicar erro
    Atto
    stine

    Comentários

    topo