AGROFRATER

Após polêmica em leilão do arroz, Neri Geller não é mais o secretário de Política Agrícola

Segundo Carlos Fávaro, Neri Geller pediu demissão após ter seu nome envolvido em caso de suposto favorecimento de ex-assessor na concorrência.

Por Kariane Guerra em 12/06/2024 às 09:26:10

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/quem-e-neri-geller-o-secretario-da-agricultura-demitido-em-meio-a-anulacao-do-leilao-de-arroz/. O conteúdo d


Após pol√™mica evolvendo leilão para compra de arroz importado, que acabou anulado, o ministro da Agricultura, Carlos F√°varo, anunciou nesta terça-feira (11) a sa√≠da de secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola, Neri Geller.

"Hoje pela manhã, o secret√°rio Neri Geller me comunicou, fez ponderação, quando filho dele estabeleceu sociedade com esta corretora do Mato Grosso, ele não era secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola", mencionou F√°varo.

O ministro se referia ao fato de do filho de Geller, Marcelo Piccini Geller, ter aberto uma empresa com o ex-assessor dele Robson Luiz de Almeida França, que foi um dos negociadores do leilão.



informação, que circulou na imprensa, causou pol√™mica e levantou a possibilidade de um suposto favorecimento da corretora do ex-assessor na concorr√™ncia, como apurou o Grupo Rural.

"Não h√° fato que desabone ou que gere qualquer tipo de suspeita, mas, de fato, gerou transtorno, e, por isso, [Geller] colocou o cargo à disposição", afirmou F√°varo.

Ao se questionado pelos jornalistas se Geller pediu demissão ou foi demitido, F√°varo explicou: "Ele pediu demissão e eu aceitei."

Ainda segundo reportagem do Globo Rural, a saída de Geller já era algo esperado, para evitar que o caso escalasse e colocasse em risco a cadeira do ministro Fávaro.


Quem é Geller

Ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal, Geller foi um dos nomes ligados ao agronegócio que apoiou o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) na eleição.

O setor apoiou de forma majorit√°ria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), então candidato à reeleição.

O apoio a Lula e o bom trânsito no setor colocaram Geller entre os cotados para ser ministro.

Geller acabou nomeado em dezembro secret√°rio de Pol√≠tica Agr√≠cola do Ministério da Agricultura.

Ele ganhou após reverter decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impedia de ocupar cargos p√ļblicos em razão da condenação, que cassou seu mandato de deputado federal.

Fonte: G1 MT

Comunicar erro
WHATSAPP

Coment√°rios