O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, nesta semana, o recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva que estão impróprios para consumo.
Os produtos foram encontrados em supermercados, centro de distribuição ou em estabelecimento envasilhador, em todo o Brasil.
Ao todo, são dez marcas de oito empresas responsáveis que representam 82 mil litros do produto apreendido e retirados dos mercados.
O Mapa faz o alerta de risco aos consumidores e reforça a importância de verificarem sempre a lista disponível no site do ministério, evitando o consumo dos produtos relacionados.
Os consumidores que adquiriram esses azeites devem devolvê-los aos pontos de venda onde os compraram.
As fiscalizações realizadas durante todo o ano, pelos auditores fiscais federais agropecuários dos Serviços de Inspeção vinculados ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, buscam assegurar a qualidade e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado, fortalecendo a confiança dos consumidores nos produtos da cadeia produtiva agropecuária.
Lista de azeites retirados do mercado
Orientações para consumidores
Ao comprar azeite de oliva, os consumidores devem estar atentos aos seguintes pontos:
- O preço deve ser compatível com a qualidade do produto.
- A embalagem deve estar intacta e com as informações obrigatórias, como a origem, a data de validade e a rotulagem nutricional.
- Mantenha o azeite em local fresco e escuro.
Os consumidores também podem denunciar casos de adulteração de alimentos ao Mapa, pelo telefone 135.