farm show

MAPA recebe demandas do setor sementeiro de Mato Grosso

A reunião contou ainda com a presença de representantes de associações e lideranças do agro mato-grossense

Por Kariane Guerra em 15/04/2025 às 10:03:46

Foto: Assessoria Aprosmat

Questões consideradas essenciais para o setor agropecuário de Mato Grosso, principalmente para o desenvolvimento de políticas públicas que impactam o segmento sementeiro, foram apresentadas no último dia 11 de abril ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A reunião ocorreu na sede da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), situada em Rondonópolis.

Conforme o presidente da entidade, Nelson Croda, a visita de representantes do Mapa pela primeira vez na Associação "reforça a construção de pontes entre o setor público e privado, fortalecendo nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento do agro brasileiro".

Para o assessor especial do Mapa e presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Ernesto Augustin, ações como esta são fundamentais para representantes do Ministério conhecerem "os principais agentes que movem a engrenagem da agricultura e pecuária do estado e debater as demandas e oportunidades para toda a cadeia produtiva".


Esclarecimento de dúvidas atualizações

Durante a reunião foram debatidos diversos assuntos, além de esclarecimentos de dúvidas e atualizações do Mapa, a respeito de legislação de sementes, fiscalização e até bancária no que diz respeito a crédito rural e seguro.

Na avaliação do diretor de Relações Institucionais Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, tal "tipo de reunião tem que acontecer mais vezes, trazendo esse pessoal de Brasília, para conhecerem a nossa realidade, conhecer o Mato Grosso e saber que aqui está a grande produção do nosso país e que precisa ser visto de uma outra forma por eles".

farm show

"Esse estreitamento de relação nos permite evoluir nas políticas que o Mapa tem adotado", completa o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Carlos Goulart.

Ainda durante a reunião, um diagnóstico do setor agropecuário de Mato Grosso foi apresentado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Fonte: Canal Rural MT

Comunicar erro
WHATSAPP
AGROFRATER

Comentários