farm show

La Niña deve perder a força a partir de março, aponta Aproclima

Projeções para março indicam chuvas mais intensas no norte e noroeste do estado, e enfraquecimento do La Niña em abril

Por Kariane Guerra em 13/03/2025 às 09:36:38

Aprosoja MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) publicou na última sexta-feira, 07.03, a previsão climática para o mês de março, com base no relatório do programa Aproclima. O documento, elaborado a partir de dados das 72 estações meteorológicas da entidade e de informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apresenta projeções de precipitação, anomalias climáticas e a atualização sobre a influência do fenômeno La Niña.


As previsões indicam que março deve ter acumulado de chuva entre 100 milímetros (mm) no sul do estado e 300 mm nas regiões norte e noroeste. No entanto, algumas áreas, especialmente no nordeste e sudoeste, podem registrar volumes abaixo da média, variando entre 10 mm e 50 mm. Essas variações reforçam a importância do monitoramento climático para o planejamento agrícola.


O relatório também destaca a transição do fenômeno La Niña para a fase neutra. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o fenômeno deve perder força gradualmente até abril. Embora seja cedo, para a safra 25/26 a NOAA aponta para uma probabilidade de 36% para La Niña, 44% para neutro e 20% para El Niño.



Aproclima


Criado em 2017, o programa Aproclima fornece dados meteorológicos detalhados para auxiliar os produtores rurais na tomada de decisões e no gerenciamento de riscos climáticos.


Confira o relatório completo no site da Aprosoja MT clicando aqui.

Fonte: APROSOJA MT

Comunicar erro
WHATSAPP
AGROFRATER

Comentários