farm show

Mato Grosso deve manter "tradição" de responder por 30% da safra brasileira de grãos

Por Kariane Guerra em 05/03/2025 às 09:33:30

Foto: Aprosoja/MT

A safra de grãos 2024/25 promete ser histórica, com uma previsão de produção de 325,7 milhões de toneladas (t), o que representa um aumento de 9,4% em relação à temporada anterior. Deste total, Mato Grosso se destaca com a previsão de colher 98,8 milhões t de grãos, o que corresponde a mais de 30% da produção nacional.

De acordo com o 5º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em fevereiro, o desempenho de Mato Grosso deve ser impulsionado, principalmente, pela soja, que se manterá como o principal produto da safra. A previsão é de uma produção de 47,1 milhões de toneladas, o que representa um crescimento significativo de 19,8% em relação à safra anterior.


Outro produto que tem apresentado crescimento expressivo no Estado é o arroz. Com um aumento de quase 20% na produtividade e no aumento da área plantada, a estimativa é de que a produção alcance cerca de 402 mil toneladas. Esse avanço é um reflexo das melhorias nas práticas agrícolas e das condições climáticas favoráveis para o cultivo.

Se as previsões de recordes na safra se confirmarem, Mato Grosso manterá sua posição como o maior produtor de grãos do Brasil, desempenhando papel importante no cenário agrícola nacional e nas exportações de commodities.

Fonte: Mato Grosso Econômico

Comunicar erro
WHATSAPP
AGROFRATER

Comentários