Ainda cultivado em larga escala em estados como Minas Gerais, São Paulo e Bahia e em algumas regiões do Paraná, o café será tema de um dia de campo que será realizado no próximo dia 23, no Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde.
O evento, que será realizado no Sítio Renascer, do agricultor Romeu Miguel dos Santos, terá início às 13h30 com o cadastramento dos participantes. Às 14 horas, será iniciado o tour técnico pela estação de cultivo.
Após a visita à lavoura, os participantes terão três palestras técnicas. A primeira será "mercado de café em Mato Grosso", com o administrador, empresário e presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado de Mato Grosso (ACAFEMAT) Douglas Santini Arantes Gonçalves.
Na sequência, será ministrada a palestra "tratos culturais na café canéfora", com o técnico em agropecuária e ex-secretário de Agricultura de Aripuanã, Luciran Pinheiro. A última palestra do evento será com o técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Wellington Procópio que abordará o tema "produção de mudas clonal de café".
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Regularização Fundiária, Habitação e Meio Ambiente de Campo Verde, Edson Silva Castro, o cultivo do café pode ser uma boa opção para as pequenas propriedades. "Por esse motivo nós estamos apoiando aqueles agricultores que querem implantar a atividade cafeeira em suas propriedades", disse ele.
O Dia de Campo do Café no Assentamento Santo Antônio da Fartura é uma realização do Instituto Federal de Mato Grosso, da Prefeitura de Campo Verde e da Empaer-MT, com apoio da Acafemat, da Coopersaf e do CNPq. A participação é gratuita.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Verde