AGROFRATER

Campo Verde e o impacto de seu ingresso na região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, veja análise

Por Kariane Guerra em 09/09/2024 às 16:30:26

Foto: Reprodução/Informe Cidade - Campo Verde

De acordo com a Lei Complementar nº 796, de 26 de junho de 2024, promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o município de Campo Verde passa a integrar a RMVRC – Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, unindo-se a outros seis municípios, como determina a Lei Complementar nº 359, de 27 de maio de 2009.

Esta mesma lei, em seu art. 3º, institui conforme dados elaborados com exclusividade pelo analista de Agronegócios e servidor efetivo do Estado de Mato Grosso, Sérgio Leal, para o MT Econômico, o Entorno Metropolitano da RMVRC, dando a configuração que se dispõe abaixo:




No âmbito do planejamento estadual, ressalta-se que o Estado de Mato Grosso é composto por doze regiões de planejamento e que a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e Entorno compõem a Região de Planejamento VI – Sul.



Destaca-se que, neste contexto, o município de Campo Verde pertence à Região de Planejamento V – Sudeste.

Sua área, de 4.770,6 Km², corresponde à 0,53% do território estadual e, agora, à 14,8% da superfície da RMVRC e à 6% da RMVRC/ENTORNO.

Sua população, de 47.831 habitantes (IBGE: contagem da população 2024) representa cerca de 4% do total da RMVRC/ENTORNO, que soma atualmente 1.182.256 pessoas, correspondendo à cerca de 30,8% da população estadual.

Este quantitativo de pessoas faz com que a densidade demográfica do município de Campo Verde seja de 10,03 hab./Km²; que equivale a cerca de 30% da densidade demográfica da RMVRC, que, impulsionada pelas altas densidades de Cuiabá e Várzea Grande – de 157,81 hab./km² e 434,4 hab./Km² respectivamente, alcança 34,02 hab./Km².

Ponto importante a se destacar, neste contexto, é o expressivo crescimento da população de Campo Verde, que alcançou aproximadamente 51,4% em pouco mais de uma década (IBGE: Censo 2010 / Contagem da População 2024), o que contrasta fortemente com o crescimento médio da região e ainda, com a diminuição da população em grande parte dos municípios da RMVRC/ENTORNO.

Dos quatorze municípios que compõem a RMVRC/ENTORNO, sete (50%) perderam população neste período; sendo dois da RMVRC (28,6%) e cinco (71,4%) do entorno.



Neste sentido, observa-se que a RMVRC/ENTORNO, já incluindo Campo Verde, reduziu em cerca de 9,5% sua participação na população do Estado de Mato Grosso entre 2000 e 2024. O município de Campo Verde, contudo, aumentou sua participação na população estadual em 81,4%, no mesmo período.



PIB – O impacto econômico da entrada do município de Campo Verde na RMVRC/ENTORNO é expressivo, elevando em 11,8% o PIB da RMVRC e em 11% o PIB da RMVRC/ENTORNO

Com Campo Verde ingressando na RMVRC, a participação do PIB da região no PIB estadual passou de 18,1% para 20,2%. (IBGE: 2021).

Do mesmo modo, considerando a RMVRC/ENTORNO, a sua participação foi de 19,4% para 21,5% no PIB estadual, com a entrada de Campo Verde. (IBGE: 2021)

O município de Campo Verde representa, então, 10% do PIB da RMVRC/ENTORNO e aproximadamente 10,6% do PIB da RMVRC. (IBGE:2021)



AGROPECUÁRIA – Mais expressivo ainda foi o impacto no VAB – Valor Agregado Bruto da Agropecuária do município de Campo Verde na RMVRC/ENTORNO, como se demonstra no gráfico abaixo.



Com Campo Verde ingressando, houve um substancial aumento de 200% no VAB – Valor Agregado Bruto da Agropecuária da RMVRC e de aproximadamente 122% na RMVRC/ENTORNO. Esta, efetivamente, é sua maior contribuição ao PIB da região, por suas características de município grande produtor da Agropecuária e Agroindústria, com diversas cadeias produtivas consolidadas, todas com expressiva eficiência e competitividade.

A participação de Campo Verde no VAB – Valor Agregado Bruto da Agropecuária é de 55% na RMVRC e de 67% na RMVRC/ENTORNO. Entretanto, importa ressaltar que, em relação ao VAB da Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o município de Campo Verde apresentou decréscimo de 28% em sua participação, que passou de 4,7% em 2002 para 3,4% em 2021. (IBGE:2021)

INDÚSTRIA – O aumento oriundo do ingresso do município de Campo Verde no VAB – Valor Agregado Bruto da Indústria na RMVRC é de aproximadamente 7,2%; no conjunto RMVRC/ENTORNO este incremento alcança 6,5%.



A participação de Campo Verde no VAB – Valor Agregado Bruto da Indústria da RMVRC é de 6,7%, enquanto na composição RMVRC/ENTORNO sua participação fica em 6,1%.

Mais uma vez, houve redução, de 16,4% neste setor, na participação do município na composição do VAB – Valor Agregado Bruto da Indústria estadual. Apesar de seu importante crescimento de aproximadamente 784% em valores correntes entre 2002 e 2021 (IBGE), este não foi suficiente para suplantar o crescimento do VAB da Indústria do Estado de Mato Grosso, que alcançou cerca de 957% no mesmo período.

Destaca-se, neste contexto, que a RMVRC/ENTORNO teve sua participação no VAB – Valor Agregado Bruto da Indústria estadual reduzida em 35,3% neste mesmo período.

SERVIÇOS – O VAB – Valor Agregado Bruto dos Serviços da RMVRC foi impactado positivamente em 5,5% com a entrada do município de Campo Verde na Região Metropolitana. Considerando a RMVRC/ENTORNO houve um incremento de 5,4%.

A participação de Campo Verde no VAB – Valor Agregado Bruto dos Serviços na RMVRC/ENTORNO é de 5,1%; quando considerada apenas a RMVRC este percentual de participação aumenta para 5,3%.

Ressalta-se que a participação da RMVRC/ENTORNO no VAB de Serviços do Estado de Mato Grosso apresentou uma redução de 26,4% entre 2002 e 2021 (IBGE); todavia, no mesmo período, o município de Campo Verde ampliou sua participação no VAB de Serviços estadual em aproximadamente 15,2%.

Nos VAB"s – Valores Adicionados Brutos dos setores produtivos, o município de Campo Verde posiciona em primeiro no ranking da Agropecuária e em terceiro nos rankings da Indústria e Serviços, como demonstram os gráficos abaixo.




PIB PER CAPITA – o PIB per capita de Campo Verde é expressivamente superior ao da média da RMVRC e mesmo ao do Estado de Mato Grosso, que é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal, considerado um ponto fora da curva neste âmbito.



Ainda assim, o PIB per capita do município de Campo Verde é cerca de 73% superior ao do Estado de Mato Grosso. Neste sentido, o PIB per capita de Campo Verde é também aproximadamente 153% maior que o da RMVRC/ENTORNO (média). Enfatiza-se que a entrada do município de Campo Verde na RMVRC elevou em 27% seu PIB per capita médio.

Por último, destaco a configuração do PIB do município de Campo Verde, com a hegemonia da Agropecuária em sua composição e o baixo peso do setor público/impostos em sua configuração, favorecendo efetivamente o setor produtivo municipal, como demonstrado no gráfico abaixo em comparativo com a RMVRC/ENTORNO e com o Estado de Mato Grosso que possuem maiores participações do setor público/impostos em seu PIB.



Fonte: Mato Grosso Econômico

Comunicar erro
WHATSAPP

Comentários

bioma